domingo, 25 de dezembro de 2011

Dicas para equilibrar emoções

1. Mesmo que você não siga nenhuma religião, entre numa igreja ou num templo vazio, sente-se e descanse, curtindo a paz e o silêncio.

2. Escolha um guru e acredite nele.

3. Participe de um trabalho voluntário. Ajudar a quem precisa dá sentido maior à vida.

4. Aprenda a rir de você mesmo(a).

5. Curta aquilo que você tem e não fique comparando posses.

6. Não repasse notícias ruins. Uma situação vira tragédia quando passada de boca em boca. Se ouvir informação triste, guarde para si.

7. Compartilhe suas incertezas. Ao escutar o que os outros têm a dizer, as dúvidas se aclaram.

8. Preste atenção na intuição. Ser intuitivo é deixar o coração dar um pulinho no futuro e voltar rapidinho.

9. Não permita que sua vida gire em torno de um único tema. Investir energia em uma só coisa é correr risco de deixar de ter prazer em outras.

10. Seja seu maior fã. Você é incrível.

11. Diga mais "eu te amo". Mostre entrega, carinho e disposição para aceitar o outro do jeito que é. Não espere uma ocasião especial.

12. Tenha jogo de cintura. É mais fácil aceitar as mudanças quando entendemos que não é possível controlar tudo nem todos.

13. Arranje um passatempo. Você nunca conseguirá estar à frente no seu trabalho se tudo o que você é se resume ao seu trabalho.

14. Saiba receber um elogio. A admiração pode ser sincera e fazer bem ao ego.

15. Agradeça. Você pode levantar as mãos para o céu, dobrar os joelhos, acender uma vela, dar três pulinhos, beijar uma imagem... Não importa o ritual. Vale a sensação de que o universo está lhe dando o que pode dar - e que você é uma pessoa abençoada por isso.

16. Ouça uma canção alegre e cante junto.

17. Desligue a televisão e converse com os amigos, o marido ou a esposa, o namorado ou a namorada, o cachorro, o papagaio...

Itamar Guarim

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Girassol

Assim como um girassol escolhe sempre estar voltado para o sol, escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais luminoso e vibrante das coisas que lhe acontecem.

Nossa percepção é seletiva, nós "focalizamos" o que queremos ver e deixamos de perceber o restante.  Você já reparou como é fácil ficar de baixo astral? Uma conta para pagar...

Não ganhar todo o dinheiro de que se precisa...
Não ter a aparência que se gostaria de ter...
Não ser valorizada no trabalho...
Não ter encontrado o sucesso, ou um grande amor ...

É por isso que freqüentemente não nos sentimos bem. Depositamos nossa atenção no que nos falta, no que nos magoa... E ocupamos nossa mente com pensamentos preocupantes sobre o futuro. Enfim, deixamos a nossa mente à deriva, torturada por pensamentos negativos que nos dominam.

Na verdade a maior parte do tempo, estamos lutando com a vida, não aceitando o que ela nos traz...E quando não aceitamos aquilo que é, e nos concentramos no que deveria ser, nos frustramos, sofremos cada vez mais, ao ponto de perdemos o sentido da existência...

É justamente quando estamos frustrados e insatisfeitos, que precisamos lembrar que possuímos uma antena interna - a atenção - capaz de captar o lado bom da vida. Exatamente como na natureza, faz o girassol.

O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo que este esteja escondido atrás de uma nuvem. Ele está sempre em busca da luz, da vitalidade, da força, da beleza.

Saber captar o lado luminoso da vida significa aprendermos a valorizar tudo de bom que já recebemos e também a sermos gratos por isso...

Apreciar e agradecer o carinho, o afeto, os gestos de atenção e delicadeza oferecidos pelos amigos, filhos, pais, namorados. Apreciar o sorriso luminoso de alguém que você gosta. Apreciar um gesto de gentileza, uma palavra de estímulo do seu colega de trabalho, do seu vizinho...

Apreciar todo contato humano que lhe trouxe conforto, novo animo... Apreciar todo apoio que a vida lhe deu, de tantas formas misteriosas, quando precisou...

Apreciar e agradecer porque a Vida é Amor, e sempre o protegeu, realizou seus desejos mais profundos, tomou conta de seus interesses e suas verdadeiras necessidades... Ser aprendiz de girassol,não é fácil!

Infelizmente a maioria de nós, não foi preparada pra buscar o lado luz da vida, e vive se debatendo na obscura zona dos condicionamentos subconscientes e dos pensamentos destrutivos!

Daqui pra frente, quando perceber que está desanimado, revoltado ou deprimido, que possa se lembrar de ser girassol.

Selecione o melhor do seu mundo, valorize tudo o que de bonito e bom que existe nele!

Acredite no Poder da Luz para neutralizar qualquer situação adversa e transformar sua Vida em uma verdadeira obra-prima!

Assim, começará a reter Força, Vitalidade e Alegria dentro de você.

E como o girassol, estará de bem com a grande festa colorida que é a Vida!

Autor Desconhecido

domingo, 4 de dezembro de 2011

A dúvida é mortal; cure-a usando convicção

A dúvida é ladra e assassina que rouba vidas e destrói sonhos. As pessoas mais habilidosas e talentosas podem ser neutralizadas pela dúvida.

A maneira mais segura de ter sucesso é servir aos outros. Entretanto, se você o faz com dúvida, as pessoas se aproveitarão de você. Seus esforços o frustrarão. Você não conseguirá viver à altura do seu incrível potencial.

Convicção. O simples pronunciar dessa palavra já lhe traz essa sensação. Diga em voz alta, “Eu tenho convicção!”, e logo você terá. Viva com convicção. Lembre-se que ninguém é mais importante que você. Você é especial e tem sua própria e singular contribuição a fazer. Seja a pessoa que é. Dê o seu melhor a cada momento. Viva com propósito. Viva com paixão. Viva com convicção.

Ninguém, não importa o que aconteça, é capaz de tirar de você a essência que o torna especial, os verdadeiros dons que fazem de você a pessoa que é. Tenha convicção e saiba que você sempre será essa pessoa cheia de potenciais, não importa em que bairro more, ou o tipo de carro que dirija, não importa o que as outras pessoas pensem a seu respeito.

Viva com convicção e você terá uma razão para viver.

Autor desconhecido

A doença da mente

Grande caminho não é difícil, para os que não têm preferências.

Quando o amor e o ódio estão ausentes, tudo se torna claro e desmascarado.

Faça, contudo, a mínima distinção, e o céu e a terra serão separados infinitamente.

Se você deseja ver a verdade, então não tenha opiniões a favor ou contra nada.

Agrupar o que você gosta contra o que não gosta é a doença da mente.

Quando o profundo significado das coisas não é entendido, a paz essencial da mente é perturbada sem proveito algum.

O Caminho é perfeito como o vasto espaço onde nada falta e nada está em excesso.

De fato, é devido à nossa escolha de aceitar ou rejeitar que não vemos a verdadeira natureza das coisas.

Não viva no emaranhado das coisas externas, nem nos sentimentos internos de vazio.

Sinta-se sereno na unidade das coisas e tais visões errôneas desaparecerão por si mesmas.

Quando tentas parar a atividade para alcançar a passividade o próprio esforço lhe inunda de atividade.

Enquanto você permanecer em um extremo ou noutro você nunca conhecerá a Unidade.

por Seng Ts'an

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Qualidade e a essência na vida

Durante minha pratica de Yoga me foi dito que a qualidade e a essência na vida são determinadas por onde concentrarmos a nossa energia e atenção.

Sendo assim, vou dirigir minha energia e atenção para o lado abundante da vida.

Desde minha adolescência minha vida tem sido um eterno recomeço. Recomeço na família, recomeço nas amizades, recomeço na profissão, recomeço no trabalho, recomeço no amor.....

Minha sorte, é que apesar de tudo, tive amigos (alguns da família) maravilhosos que me apoiaram e olhando para trás vejo que tudo que fiz foi válido, independente do acerto ou do erro, da vitória ou da derrota, da felicidade ou da tristeza. O importante é que tive oportunidades e aproveitei com o conhecimento que dispunha e não sei bem dizer se era muito ou pouco, sei apenas que realizei e que nunca desisti. Sempre fui capaz de fazer um esforço a mais.

Dizem que Deus sempre nos carrega nos braços quando não podemos caminhar com nossas próprias pernas. Por isso, posso dizer que Deus ainda me mantém de pé e com pernas firmes. 

Então quero esperar pelo melhor. Pensando assim farei (com certeza) com que o melhor aconteça (vários aconteceram e eu nem percebi). Não quero mais esperar pelo grande dia de minha vida, quero apenas aprender, a tirar proveito das conquistas triviais assim como no livro “daytripper” escrito e desenhado pelos gêmeos Fabio Moon e Gabriel Bá, cada capítulo mostra um dia na vida de Brás de Oliva Domingos. Alguns decisivos, outros triviais ......  A cada idade, somos um, e o que seremos no futuro será determinado tanto pelo acaso quanto por nossa perseverança. O sentido da história...... quem, quando e onde é você? Quem, quando e onde foi você? E, a mais importante, porque temos o poder de mudar: quem, quando e onde será você?

Itamar Guarim

terça-feira, 8 de novembro de 2011

No meu silêncio...

Andei sumido nos últimos dias.... Me enclausurei, fiquei comigo mesmo, fiquei em silêncio. Estava tentando entender e absorver os últimos acontecimentos. Estagnei por algum tempo, fiquei observando algumas “pessoas” com as quais mantinha um bom relacionamento.
Durante minha observação pude notar melhor as atitudes e posturas dessas pessoas e a partir de então fui aos poucos me desencantando delas. Estou certo que tudo isso é um processo de aprendizado, de evolução, de superação. É verdade também que mudei o comportamento no meu dia a dia, me mantive mais calado, isolado..... Acredito que em alguns momentos de nossa vida é necessário manter o silêncio.
No meu silêncio aprendi a aceitar (mesmo não entendendo) as atitudes e posturas de determinadas pessoas. Aprendi também que não devo mais desperdiçar minhas palavras com quem não merece recebê-las. Durante o meu silêncio a vida começou a ficar mais nítida. Compreendi também que é necessário muito mais humildade e paciência.....
Mesmo em silêncio minha mente processou grande volume de pensamentos, de planos, de idéias......  E esse conjunto (pensamentos, planos e idéias) me faz acreditar que sempre será possível novas perspectivas durante toda a minha vida.
O desencanto com algumas  pessoas, atitudes e situações  me tornam mais pragmático e otimista.  
Itamar Guarim

sábado, 29 de outubro de 2011

Medo de Tentar

Aprenda que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprenda que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes, e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprenda que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mais isso não te dá o direito de ser cruel. 

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame,não significa que esse alguém não sabe amar, contudo, o ama como pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabe como demonstrar ou viver isso.

Aprenda que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma seriedade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprenda que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.

Aprenda que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores...

E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.

Autor Desconhecido

Acima dos seus problemas...

Os problemas cuja origem é a mais insensata possível são aqueles que nós mesmos inventamos. Vivemos o momento e não pensamos nas conseqüências futuras. Comemos muito, nos exercitamos pouco e ingerimos toda sorte de substâncias químicas. Deixamos as coisas escapar. Tomamos atalhos. Tudo isso se soma e nos coloca para baixo.

Mas você tem forças para sair de qualquer situação em que tenha se metido. Sempre existe esperança. A mesma coisa que colocou você no problema pode tirá-lo dele. Depende da sua determinação. Está no seu próximo cigarro ou no próximo século?

A vida pode ser muito mais rica do que é. Tomar sempre o caminho mais fácil não é uma boa maneira de viver. O esforço, o comprometimento e a disciplina são as próprias recompensas. Se você quer desfrutar de uma boa vida, primeiro precisa criá-la. Não existem soluções fáceis, porque a satisfação está no esforço.

Neste exato momento, você tem a capacidade de se colocar acima dos problemas que você mesmo se impôs: basta que você tome uma decisão e se comprometa a fazer a diferença na sua própria vida e na vida de outros. Esforce-se em cada minuto de cada dia. A vida bem vale a pena.

Autor Desconhecido

O olhar dos outros

O que seria se o mundo inteiro soubesse seus segredos? Isso mudaria a forma como você vive sua vida, conduz seus negócios ou age, quando ninguém está olhando?

Você pode não ter que viver e trabalhar sob o olhar de outras pessoas, mas vale a pena agir como se estivesse.

Ser observado impõe disciplina. Se tivermos a certeza que ninguém vai saber, estamos mais propensos a pegar o atalho. Todavia, quando sabemos que alguém está observando, somos mais cuidadosos com o que fazemos. Isso é quase sempre bom.

Embora o mundo não esteja sempre nos observando, o fato é que tudo que você faz tem conseqüências, quer você esteja em público ou não. Se o que você faz hoje não pode ser feito sob o olhar de outrem, talvez não seja bom fazê-lo.

Viva como se o mundo estivesse observando você e desfrute as inúmeras recompensas que a disciplina e a integridade trarão.

Autor Desconhecido

Cobrança...

O mundo em que vivemos é uma máquina complexa, cheia de energias e de mistérios. 

Estas energias que nos envolvem criam parâmetros que nos confundem. Somos cobrados diariamente sobre atos e atitudes. Com isto, criamos dentro de nós uma cobrança constante, dividida entre o certo e o errado, entre o certo e o duvidoso, entre o que é bom e o que é ruim. 

Esta cobrança interna muitas vezes gera um estresse desnecessário.

Para aliviar as suas dores mentais, não seja tão exigente com você. Deixe que a vida lhe sorria e que lhe dê a energia necessária para construir aquilo que você mais quer: ser feliz.

A cobrança em demasia rouba-nos tempo precioso e desestabiliza nossa harmonia interna.

Autor Desconhecido

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Estamos com fome de amor

O que temos visto por ai ??? Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes.

Com suas danças e poses em closes ginecológicos, cada vez mais siliconadas, corpos esculpidos por cirurgias plasticas, como se fossem ao supermercado e pedissem o corte como se quer mas... chegam sozinhas e saem sozinhas...

Empresários, advogados, engenheiros, analistas, e outros mais que estudaram, estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos...

Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos "personal dancer", incrível.

E não é só sexo não! Se fosse, era resolvido fácil, alguém tem dúvida?

Sexo se encontra nos classificados, nas esquinas, em qualquer lugar, mas apenas sexo!

Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico na cama ... sexo de academia . . .

Fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçadinhos, sem se preocuparem com as posições cabalisticas...

Sabe essas coisas simples, que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.

Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção...

Tornamo-nos máquinas, e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir", só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós...

Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada nos sites de relacionamentos "ORKUT", "PAR-PERFEITO" e tantos outros, veja o número de comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!" até a desesperançada "Nasci pra viver sozinho!"

Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários, em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis, se olharmos as fotos de antigamente, pode ter certeza de que não são as mesmas pessoas, mulheres lindas se plastificando, se mutilando em nome da tal "beleza"...

Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento, e percebemos a cada dia mulheres e homens com cara de bonecas, sem rugas, sorriso preso e cada vez mais sozinhos...

Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário...

Pra chegar a escrever essas bobagens (mais que verdadeiras) é preciso ter a coragem de encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa...

Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia isso é julgado como feio, démodê, brega, familias preconceituosas...

Alô gente!!! Felicidade, amor, todas essas emoções fazem-nos parecer ridículos, abobalhados...

Mas e daí? Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado...

"Pague mico", saia gritando e falando o que sente, demonstre amor...

Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais...

Perceba aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, ou talvez a pessoa que nada tem a ver com o que imaginou mas que pode ser a mulher da sua vida...

E, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois...

Quem disse que ser adulto é ser ranzinza ?

Um ditado tibetano diz: "Se um problema é grande demais, não pense nele... E, se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele?"

Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo, assistir desenho animado, rir de bobagens e ou ser um profissional de sucesso, que adora rir de si mesmo por ser estabanado...

O que realmente, não dá é para continuarmos achando que viver é out... ou in...

Que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo, que temos que querer a nossa mulher 24 horas, maquiada, e que ela tenha que ter o corpo das frutas tão em moda, na TV, e também na playboy e nos banheiros, eu duvido que nós homens queiramos uma mulher assim para viver ao nosso lado, para ser a mãe dos nossos filhos, gostamos sim de olhar, e imaginar a gostosa, mas é só isso, as mulheres inteligentes entendem e compreendem isso.

Queira do seu lado a mulher inteligente: "Vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois, ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida"...

Porque ter medo de dizer isso, porque ter medo de dizer: "amo você", "fica comigo", então não se importe com a opinião dos outros, seja feliz!

Antes ser idiota para as pessoas que infeliz para si mesmo!

Arnaldo Jabor

Re-sentimento

Sim, você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquela namorada, do professor, do seu marido, dos seus pais, dos seus filhos, dos vizinhos, do seu chefe, dos seus colegas, dos críticos, do cachorro... Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu. Mas sentir tais coisas só tem lógica se for naquele momento. Nunca mais.

Se você está, ainda hoje, sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então você está ressentido, ou ressentida, com ela. Veja com atenção o significado da palavra ressentimento: RE-SENTIMENTO. Sentir novamente.

Sentir infinitamente, para alguns. Qual a razão de usar sua mente para sentir novamente coisas ruins, fragilidades e decepções? Não me refiro a nenhum princípio religioso, espiritual ou moral, somente uma razão prática: sentir coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma função, exceto prender você ao passado e tornar você uma eterna vítima de alguém que nem mesmo está tentando prejudicar você mais. Ao guardar qualquer ressentimento você está se acorrentando a alguém que lhe fez mal, mesmo que essa pessoa não queira mais isso. Você está re-sentindo a dor que só existe em sua memória. Repita comigo: nunca mais.

A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada por seu ressentimento. Mas você será. Você desperdiçará momentos únicos das suas vinte e quatro horas para pegar o punhal que alguém usou contra você há semanas, meses, anos ou décadas atrás e, acredite ou não, você mesmo estará se apunhalando dia após dia, com seu re-sentimento. Nunca mais.

Se o problema tiver sido com um cliente, ficar ressentido não ajudará sua próxima venda. Se tiver sido com a ex-namorada, ficar ressentido não tornará você atraente para a próxima, e talvez definitiva. Se tiver sido com seu marido, ficar ressentida não ajudará comunicar-se e corrigir a situação. Se tiver sido com... qualquer pessoa, ficar ressentido não ajudará você. Pode até ajudar ela a se livrar de você. Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixe advogados cuidando disso e se concentre em sua vida e sua felicidade. Não caia na armadilha do ressentimento. Nunca mais.

Viva o momento que estiver vivendo. Há momentos de tristezas, decepções, erros, partidas, traições ou simplesmente azar. Chore, reclame, brigue e viva o momento que tiver que viver. Mas, quando o momento passar, viva o momento seguinte, sem ficar com os grilhões do passado prendendo sua existência até sua morte. Esqueça as coisas ruins do passado. Ele não existe mais. Nunca mais.

Isso inclui os ressentimentos contra aquela pessoa que você encontra no espelho. O que ela tiver feito de errado, ontem ou há 30 anos, deve ser deixado de lado. Não sinta ressentimento quanto aos erros dessa pessoa. Nunca mais.

E, se mesmo com toda a lógica do mundo, você ainda estiver "sentindo re-sentimento" e mágoa de alguém, lembre-se do que disse William Shakespeare: Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.

Autor desconhecido

A escolha óbvia

E se alguém que tivesse um poder sobrenatural lhe desse a escolha entre uma vida de sucesso econômico, boa saúde e realização profissional, e uma vida com doenças, pobreza e desespero? O que você escolheria? E se uma simples escolha, sem nenhum outro esforço de sua parte, fosse o suficiente para que você vivesse a vida que sempre desejou?

A verdade é que você tem escolha.

Pensar positivamente demanda o mesmo esforço que pensar negativamente. Seus pensamentos criam a realidade. Você pode escolher enxergar-se como alguém sem valor e ter pensamentos que o levarão a uma vida de desespero. Ou então, você pode reconhecer que é digno do melhor que a vida pode oferecer e encher sua mente com pensamentos positivos, que tornarão todo o seu potencial uma realidade.

Claro que a vida é dura. Cada dia é cheio de desafios. Se esses desafios irão derrotá-lo ou levá-lo à grandeza, é você quem decide.

Autor desconhecido

sábado, 15 de outubro de 2011

Obstáculos

Existem muitos obstáculos que estão bloqueando o meu caminho e eu nem mesmo estou tentando me desviar deles. Mas esses obstáculos não irão me fazer desistir dos meus objetivos, até mesmo por eu acredito que existe maneiras totalmente diferentes de vencê-los.


Às vezes fico tão obcecado com os detalhes da vida, que esqueço minhas próprias razões. Acabo me acostumando com hábitos e padrões, esquecendo que existem novas opções e possibilidades. Sei que o segredo para que as coisas aconteçam está em fazê-las com determinação e, portanto continuarei fazendo.

Agindo assim sei que conseguirei superar todos os obstáculos, inclusive aqueles que parecem ser intransponíveis. 

Não vou mais esperar as coisas melhorem. Vou agir agora, vou renovar minhas energias, vou mudar meus pensamentos, vou fazer acontecer.

Vou continuar a viver com intensidade, com otimismo, com prazer.

Itamar Guarim

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Viciado no trabalho

Muitos me consideram um viciado no trabalho, um profissional compulsivo, mas na verdade fui ensinado a trabalhar constantemente, com firmeza, com determinação, com responsabilidade, dando importância a cada dia, buscando sempre atingir minhas metas, meus objetivos.

Sei que cada dia é uma nova oportunidade de tornar minha vida no que eu realmente quero. Tudo é possível quando se trabalha para isso.

Tive inúmeras chances de crescer e cresci. Ainda hoje isso é verdade e, portanto entendo que devo fazer um pouco mais do que já fiz, fazer um pouco melhor, fazer com mais de eficiência e com mais determinação.

Aprendi que fazer tudo ao mesmo tempo nem sempre dá certo e, portanto o melhor é fazer um pouco a cada dia, continuadamente e o principal, com persistência.

Também é verdade que todos, a cada dia, podem fazer um pouco mais, aprender mais e crescer mais. Sei também que com o esforço e a união de todos, grandes realizações são obtidas. Mas os objetivos, as metas, os sonhos são meus e não de todos... sendo assim nem sempre é possível concretizar.

Sendo assim então existem coisas que eu quero mudar e acredito que hoje é o dia de começar a praticar tais mudanças. Preciso conquistar novos objetivos, fazer tudo acontecer novamente, alcançar outros objetivos, idealizar novos sonhos, buscar novas conquistas.

Itamar Guarim

domingo, 9 de outubro de 2011

Aprendendo e aperfeiçoando



Sei que minha vida irá melhorar muito quando deixar as coisas fluírem naturalmente, deixar acontecer. Também sei que nenhuma situação poderá me derrotar quando agir com determinação.

Quando do inicio de minha carreira profissional, me ensinaram que em tudo é necessário respeito, humildade e determinação. Que sempre iria existir uma razão para as coisas que queremos. Quando queremos ou desejamos coisas é porque estamos preparados para conquistá-las.

Mas no meu dia a dia tenho que tomar muitas decisões. Diariamente, diante das mais diversas situações, sou obrigado a tomar decisões. Essas decisões têm transformado minha vida. Ultimamente, observo que muitas das minhas decisões estabelecem conflitos, resistência, desconforto e contrariedade.  Pensando com mais serenidade e neutralidade, apreendi que tenho que decidir (certo ou errado, com ou sem conhecimento) é o momento da ação e, portanto tenho que estar ciente da minha verdadeira obrigação, missão... tenho que apenas pensar no rumo que as coisas terão que percorrer e em beneficio do todo.

Muitas vezes tem me faltado tranquilidade, e por mais que eu me esforce observo que o ambiente não me é favorável. Impede que eu pratique um exercício mental (como nos ensinamentos do Yoga). Sei que minha mente deve estar (sempre) livre quando dos momentos de decisão, possibilitando agir com consciência e conduzindo os negócios de forma a obter os resultados desejados.

As coisas que acontecem deveriam ter uma importância menor (até mesmos diante daquilo que eu posso fazer). Sei que nenhuma situação pode me derrotar em quanto eu estiver vivendo com determinação (sempre foi assim). Não pretendo e nem quero ser autoritário, quero apenas ser responsável por minhas ações e minhas palavras.

Não me falta foco, comprometimento, responsabilidade, atitudes e nem mesmo senso de direção, sei que é momento de deixar as coisas acontecerem e certamente à vida também acontecerá para mim. O que eu não quero é realizar sonhos de outros, quero apenas realizar os meus próprios.

Compreendi e aprendi que a verdadeira felicidade e realização requerem que eu tenha coragem de ser eu mesmo e existe uma razão para isso - É porque estou preparado para alcançá-las. Vou perseguir o que realmente desejo dessa vida (contrariando ou não, pessoas e interesses), quero criar novos valores e colaborar para o todo.

Itamar Guarim

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Às vezes..... leia com atenção e reflita


Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração machucado.

Às vezes nos falta esperança.

Às vezes o amor nos machuca profundamente, e vamos nos recuperando muito lentamente dessa ferida tão dolorosa.

Às vezes perdemos nossa fé, então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar.. é nossa razão de existir.

Às vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino.

Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração pela falta de uma única pessoa.

Às vezes a dor nos faz chorar, nos faz sofrer, nos faz querer parar de viver, até que algo toque nosso coração, algo simples como a beleza de um por do sol, a magnitude de uma noite estrelada, a simplicidade de uma brisa batendo em nosso rosto, é a força da natureza nos chamando para a vida.

Você descobre que as pessoas que pareciam ser sinceras e receberam sua confiança, te traíram sem qualquer piedade.

Você entende que o que para você era amizade, para outros era apenas conveniência, oportunismo.

Você descobre que algumas pessoas nunca disseram eu te amo, e por isso nunca fizeram amor, apenas transaram.. descobre também que outras disseram te amo uma única vez e agora temem dizer novamente, e com razão, mas se o seu sentimento for sincero poderá ajudá-las a reconstruir um coração quebrado.

Assim ao conhecer alguém, preste atenção no caminho que essa pessoa percorreu, são fatores importantes:

a) a relação com a família,
b) as condições econômicas nas quais se desenvolveu (dificuldades extremas ou facilidades excessivas formam um caráter),
c) os relacionamentos anteriores e as razões do rompimento,
d) seus sonhos, ideais e objetivos.


Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá, manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês ombinam, e certifique-se de que quando estão juntos aquele abraço fale mais que qualquer palavra.. esteja aberto a algumas alterações, mas jamais abra mão de tudo, pois se essa pessoa te deixar, então nada irá lhe restar.

Aproveite sua família que é uma grande felicidade, quando menos esperamos iniciam-se períodos difíceis em nossas vidas. Tenha sempre em mente que às vezes tentar salvar um relacionamento, manter um grande amor, pode ter um preço muito alto se esse sentimento não for recíproco, pois em algum outro momento essa pessoa irá te deixar e seu sofrimento será ainda mais intenso, do que teria sido no passado. Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário, existe uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrê-lo.

Não procure querer conhecer seu futuro antes da hora, nem exagere em seu sofrimento, esperar é dar uma chance à vida para que ela coloque a pessoa certa em seu caminho.

A tristeza pode ser intensa, mas jamais será eterna. A felicidade pode demorar a chegar, mas o importante é que ela venha para ficar e não esteja apenas de passagem...

Autor: Luiz Fernando Veríssimo 

Sucesso do conjunto

É incrível o quanto de tempo e energia são desperdiçados por causa de relacionamento conflitante no trabalho. É só observar: quantas vezes uma reunião não acaba durando mais que deveria devido a esses aspectos?

Na escola da vida, nós aprendemos a argumentar e contra-argumentar para chegar às conclusões. Com isso nos tornamos inflexíveis, perdemos força e criatividade, além de que nem sempre o argumento mais forte é o melhor argumento.

Mas essa não é a única maneira de se chegar às respostas que buscamos. Podemos aprender novas formas de nos relacionar nas empresas, evitando criar polarizações. Lembre-se: você pode abrir mão da necessidade de ser sempre o único vencedor.

O objetivo não é vencer, e sim, permitir que o melhor caminho seja trilhado por todos. Não é preciso que existam vencedores e perdedores. Tente encarar as questões de uma forma mais ampla.

Quando a verdade ou o melhor argumento é encontrado, todos ganham com isso.

Autor Anônimo

Tenha paciência


Ficamos muitas vezes intrigados com fatos e acontecimentos na nossa vida. Estamos o tempo todo achando porquês e justificativas. Quebramos a cabeça, procuramos ajuda em outros planos e, com freqüência, nosso consciente vem com aquela famosa pergunta: Por que eu? Isto só acontece comigo mesmo.

Em primeiro lugar, saiba que o universo é rico em mistérios e para muitos deles, não estamos devidamente preparados para compreendê-los. Nestes casos será preciso alcançar um processo de evolução maior, ou seja, uma nova procura interior. 

O famoso “isto só acontece comigo” é um julgamento antecipado dos seus pensamentos, como forma de justificar sua culpa por um erro incompreendido. 

Quando encontramos dificuldades na compreensão das coisas que nos cercam, a primeira medida a ser tomada é saber que para tudo há uma resposta, mesmo que naquele momento ela não seja tão evidente. Quando isto acontecer, viva a vida plenamente sem olhar para trás, pois mais cedo ou mais tarde tudo se resolverá. 

Basta saber esperar!

Autor Anônimo

Rancor


Nesta vida deveremos buscar a evolução espiritual de diversas maneiras. Uma delas é eliminando sentimentos negativos que não contribuem em nada para o nosso dia-a-dia e que, pelo contrário, só atrasam nossa vida.

Um destes sentimentos é o rancor. O rancor é, na verdade, o “ódio encubado” no coração, ou seja, um ódio “longa vida”.

A melhor maneira de eliminar este sentimento é o perdão verdadeiro, do fundo de nossa alma.

Se você não tiver coragem de perdoar frente a frente àquela pessoa que lhe trouxe tantos problemas e rancores, pelo menos mentalize positivamente o perdão a ela. Quando isto acontecer, você estará tirando um grande peso de suas costas.

Vá em frente, acredite em você e em seu talento para viver a vida em harmonia e paz.

Autor Anônimo

Acredite! Eu já estou fazendo isso 


Não se envenene

Se alguém colocasse veneno na sua água e você descobrisse isso, você a beberia mesmo assim? Certamente não. Certos elementos químicos que você consegue ver, provar, tocar e sentir o odor podem ser fatais. Felizmente somos dotados de instintos de autopreservação que nos coíbem de ingerir ingênua e deliberadamente tais substâncias.

Mas o que dizer da sua mente? Repetidamente as pessoas estão envenenando seus pensamentos com o negativismo. E ainda que não possam vê-lo, prová-lo ou tocá-lo, ele pode ser igualmente fatal.

Mas o que é esse veneno? Negativismo é o veneno que mata os mais preciosos sonhos de uma pessoa. Ele começa com pensamentos negativos, que devem ser contidos a todo custo, posto que contaminam e se alastram.

Para fazer frente a isso, é necessário que você monitore os pensamentos que permitem a entrada desse veneno em sua mente. Cada um de seus pensamentos! Se você se descobre pensando negativamente, repense. Parte do processo de mudar seu pensamento do negativo para o positivo consiste em ser grato pelas preciosas dádivas que a vida pode nos oferecer. A simples gratidão pela vida que nos foi dada atrai algumas das melhores coisas com as quais sonhamos nesse mundo.

Autor Anônimo

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alguém especial...

Como é bom ter alguém especial sempre ao nosso lado. Parece que a vida toma um outro rumo, transforma-se num mundo colorido, o vento fica mais suave, o sol brilha com uma intensidade diferente, a lua parece mais generosa e o mar fica mais azul. Ter pessoas especiais em nossa vida é como querer recomeçar todos os dias uma vida nova, coberta de esperança e com novos sonhos de felicidade sem limites.

Ter alguém especial ao nosso lado é não ter rótulos. É apenas se doar e amar...

Ter alguém especial ao nosso lado é vivenciar, a cada dia, o gostoso sabor do amor, quebrando o maior de todos os paradigmas: que a felicidade é somente para uns poucos iluminados.

Se houvesse uma única missão comum a todos neste planeta, ela só poderia ser a realização plena da felicidade. Então lute todos os dias por este sonho dourado!

Autor Anônimo

domingo, 21 de agosto de 2011

O doce sabor de uma mulher

Uma mulher deslumbrante não é aquela que mais homens têm a seus pés. Mas sim aquela que tem apenas um que a faça realmente feliz.

Uma mulher formosa não é a mais jovem. Nem a mais frágil, nem aquela que tem a pele mais sedosa ou o cabelo mais chamativo.

É aquela que com apenas um sorriso franco e aberto e um bom conselho pode alegrar-te a vida.

Uma mulher de valor não, é aquela que tem mais títulos ou cargos acadêmicos,

E sim aquela que sacrifica seus sonhos temporariamente para fazer felizes os demais.

Uma mulher deslumbrante não é aquela mais ardente e sim a que vibra ao fazer amor somente com o homem que ama.

Uma mulher deslumbrante não é aquela que se sente adulada e admirada por sua beleza e elegância, 

E sim aquela mulher firme de caráter. Que pode dizer "Não".

E um Homem...Um homem deslumbrante é aquele que valoriza uma mulher assim...

Que se sente orgulhoso de tê-la como companheira...

Que sabe acariciá-la como um músico virtuoso toca seu amado instrumento...

Que luta a seu lado compartilhando todas as suas tarefas, desde lavar pratos e preparar a mesa, até devolver as massagens e o carinho que ela te proporcionou antes.

A verdade, companheiros homens é que as mulheres com mania de serem "mandonas" não levam vantagens...

Que tolos temos sido e somos quando valorizamos um presente somente pela vistosidade do pacote...Tolo e mil vezes tolo o homem que come sobras na rua, tendo um deslumbrante manjar em casa!

Esse texto é para as mulheres deslumbrantes para reforçar sua auto estima e para os homens para que meditem sobre isto.

Autor: Gabriel Garcia Márquez

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Temperando a vida, Cozinhando o galo


Esta expressão sempre me pareceu estranha até eu aprender a cozinhar e descobrir que se cozinha o galo por muito tempo para tentar deixá-lo macio, já que a carne é dura, fibrosa de difícil digestão. Conhecendo as coisas dos diferentes cantos do Brasil percebi que a cultura do cozinhar em demasia é muito difundida por aí, cozinha-se o alimento tanto que ele fica sem forma, sem gosto e com uma aparência pra lá de esquisita.

Verduras então, nem se fala: cozinham acrescentando água, até quase desmancharem, e aí, claro, quem come aquela coisa diz: - Ah, não gosto de verduras, não têm gosto de nada.

Com a vida acontece a mesma coisa: cozinhamos situações, pensamentos e emoções até perderem o gosto, até ficarem tão sem forma que já nem sabemos se um dia as sentimos realmente. Casamentos cozidos como o galo, coisas que queremos dizer e que ficam entalados na garganta, emoções sorrateiras cozidas no caldeirão do medo e do preconceito, acabam virando um angu de caroço. Quem de nós não viveu situações em que ficou esperando o melhor momento para tomar uma atitude, e a coisa foi tomando tal rumo que acabamos perdendo o controle, acabamos fazendo o que não devíamos, dizendo o que não devia ser dito?

Melhor agir na vida como se estivéssemos cozinhando o camarão, alguns segundos de um lado, alguns segundos de outro com cuidado e atenção porque senão vira borracha, fica duro e intragável.

Prefiro que minha vida fique cheia de camarões tenros do que de galos duros e borrachentos.

Autora: Júlia Rodrix

domingo, 14 de agosto de 2011

Pensando....

Mas aqui estou eu, pensando em..., o silêncio me cala e a solidão me encontra... 

Falta alguma coisa no ar, faz tempo que não vejo a lua brilhar, faz tempo que não vejo noites estreladas... Falta alguma coisa em mim, assim como esta faltando estrela no céu... estrelas cadentes para que eu possa fazer um novo pedido. Como aquela que um dia ganhei e agora está sempre apagada. 

Penso todos os dias em todos os lugares, tento disfarçar, sorrir, mas bem dentro do meu coração a saudade explode e me faz sofrer. Saudades dos momentos, daqueles que realmente foram vividos intensamente, com alegria, com emoção, com vibração, com energia. Nessas coisas acredito que todo mundo é igual e penso que tudo isso é parte da saudade, do silêncio. 

Não custa lembrar que, às vezes, confundo saudades com ausência e apego. Mas saudades é sentir, enquanto o apego e a ausência são possuir e isso eu aprendi (logo cedo), que viver é jamais querer possuir e controlar a vida do outro. 

Minha vida é feita de momentos e existiram momentos que eu entendi o seu significado, outros que simplesmente vivi, e alguns que jamais queria ter vivido e daqueles que realmente fazem uma vida... Afinal, em alguns dias, estou bem humorado, com o astral elevado, comunicativo, divertido e receptivo, enquanto que, em outros, estou tenso, tristes, impaciente, intolerante e até repelente e isso tudo interferiu nesses momentos. 

No entanto, preciso estar receptivo para que a energia da natureza restaure minhas forças, minha energia, meu equilíbrio.... tudo que perdi em dias exaustivos de trabalho e nos momentos que jamais pensei em viver. 

Era para ser diferente... Mas a vida há de me conceder uma chance... ainda irei amadurecer e me tornar melhor. 

"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize o seu desejo". frase de Paulo Coelho 

"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um "sim" ou um "não" pode mudar toda a nossa existência“ frase de Paulo Coelho 

Itamar Guarim