domingo, 14 de abril de 2013

Não é uma visão determinante de nossa psicologia, mas já é um vislumbre !!!


Psicologia masculina
Eis a ideia para vocês refletirem: “a psicologia masculina”.

Se queremos fazer o bem aos demais, é muito importante que nos conheçamos profundamente nossas qualidades, nossos defeitos, nossas limitações, hábitos, tendências etc.

Nesse sentido, é muito importante que os homens conheçam bem a psicologia masculina para saber lidar com as mulheres.

São inúmeras as características da psicologia masculina. Gostaria de citar as que com a minha experiência julgo mais relevantes do ponto de vista do relacionamento humano.

Os homens são, de modo geral:

a) mais objetivos

O mundo dos homens está associado com as realidades externas, as coisas, os projetos, os negócios etc. Os homens estão muito mais voltados para o seu trabalho profissional, por exemplo, do que para si mesmos, ou para o emaranhado de problemas pessoais de alguém.

Os homens não se importam tanto com os seus sentimentos internos, com os sentimentos dos outros. Essas realidades são subjetivas e o seu mundo principal, de modo geral, não é o subjetivo, e sim o objetivo.

b) mais insensíveis

Justamente porque o seu mundo não é o subjetivo, mas o objetivo, eles, em geral, não conseguem perceber nem entender os sentimentos dos outros.

Como os seus sentimentos, via de regra, não são um problema, também não o são, pensam eles, os dos outros. Os homens, em geral, não entendem a complicação de sentimentos das mulheres.

c) mais racionais

Consequência também de não darem muita importância aos sentimentos, para os homens a solução dos problemas humanos é simples: basta fazer isso e pronto! Uma mulher, em geral, nunca pensa assim. Para as mulheres, as coisas são mais complexas, têm seus matizes, suas nuances.

Basta ver, por exemplo, como o homem, em geral, soluciona o problema da roupa que vai vestir ou da roupa que vai comprar: escolhe qualquer uma e pronto!

d) mais fechados

Desestressam-se "não pensando em nada". Fazem isso diante da TV, lendo o jornal, pescando etc. Quando os homens estão estressados, a última coisa que querem é conversar.

e) mais autônomos

Eles resolvem os seus problemas normalmente sozinhos. Como se costuma dizer, os homens, quando querem resolver um problema, entram em sua "caverna" e só
saem de lá quando tiverem resolvido. Enquanto permanecem ali não gostam de receber palpites nem opiniões.

Conhecendo essas características, é muito importante que o homem saiba fazer o meio-termo com as mulheres, pois elas são bem diferentes.

Para a harmonia da relação humana, é fundamental o equilíbrio. Nesse sentido, os homens devem se esforçar sempre para encurtar a distância que os
separa das mulheres. Esse é o caminho para uma relação saudável. E que as mulheres saibam ver nos homens um complemento para a sua psicologia.

Autor:  Pe. Paulo M. Ramalho - Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais). Atende direção espiritual na Igreja de São Gabriel, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário