domingo, 9 de outubro de 2011

Aprendendo e aperfeiçoando



Sei que minha vida irá melhorar muito quando deixar as coisas fluírem naturalmente, deixar acontecer. Também sei que nenhuma situação poderá me derrotar quando agir com determinação.

Quando do inicio de minha carreira profissional, me ensinaram que em tudo é necessário respeito, humildade e determinação. Que sempre iria existir uma razão para as coisas que queremos. Quando queremos ou desejamos coisas é porque estamos preparados para conquistá-las.

Mas no meu dia a dia tenho que tomar muitas decisões. Diariamente, diante das mais diversas situações, sou obrigado a tomar decisões. Essas decisões têm transformado minha vida. Ultimamente, observo que muitas das minhas decisões estabelecem conflitos, resistência, desconforto e contrariedade.  Pensando com mais serenidade e neutralidade, apreendi que tenho que decidir (certo ou errado, com ou sem conhecimento) é o momento da ação e, portanto tenho que estar ciente da minha verdadeira obrigação, missão... tenho que apenas pensar no rumo que as coisas terão que percorrer e em beneficio do todo.

Muitas vezes tem me faltado tranquilidade, e por mais que eu me esforce observo que o ambiente não me é favorável. Impede que eu pratique um exercício mental (como nos ensinamentos do Yoga). Sei que minha mente deve estar (sempre) livre quando dos momentos de decisão, possibilitando agir com consciência e conduzindo os negócios de forma a obter os resultados desejados.

As coisas que acontecem deveriam ter uma importância menor (até mesmos diante daquilo que eu posso fazer). Sei que nenhuma situação pode me derrotar em quanto eu estiver vivendo com determinação (sempre foi assim). Não pretendo e nem quero ser autoritário, quero apenas ser responsável por minhas ações e minhas palavras.

Não me falta foco, comprometimento, responsabilidade, atitudes e nem mesmo senso de direção, sei que é momento de deixar as coisas acontecerem e certamente à vida também acontecerá para mim. O que eu não quero é realizar sonhos de outros, quero apenas realizar os meus próprios.

Compreendi e aprendi que a verdadeira felicidade e realização requerem que eu tenha coragem de ser eu mesmo e existe uma razão para isso - É porque estou preparado para alcançá-las. Vou perseguir o que realmente desejo dessa vida (contrariando ou não, pessoas e interesses), quero criar novos valores e colaborar para o todo.

Itamar Guarim

Nenhum comentário:

Postar um comentário