sábado, 29 de outubro de 2011

Medo de Tentar

Aprenda que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprenda que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes, e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprenda que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mais isso não te dá o direito de ser cruel. 

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame,não significa que esse alguém não sabe amar, contudo, o ama como pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabe como demonstrar ou viver isso.

Aprenda que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma seriedade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprenda que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.

Aprenda que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores...

E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.

Autor Desconhecido

Acima dos seus problemas...

Os problemas cuja origem é a mais insensata possível são aqueles que nós mesmos inventamos. Vivemos o momento e não pensamos nas conseqüências futuras. Comemos muito, nos exercitamos pouco e ingerimos toda sorte de substâncias químicas. Deixamos as coisas escapar. Tomamos atalhos. Tudo isso se soma e nos coloca para baixo.

Mas você tem forças para sair de qualquer situação em que tenha se metido. Sempre existe esperança. A mesma coisa que colocou você no problema pode tirá-lo dele. Depende da sua determinação. Está no seu próximo cigarro ou no próximo século?

A vida pode ser muito mais rica do que é. Tomar sempre o caminho mais fácil não é uma boa maneira de viver. O esforço, o comprometimento e a disciplina são as próprias recompensas. Se você quer desfrutar de uma boa vida, primeiro precisa criá-la. Não existem soluções fáceis, porque a satisfação está no esforço.

Neste exato momento, você tem a capacidade de se colocar acima dos problemas que você mesmo se impôs: basta que você tome uma decisão e se comprometa a fazer a diferença na sua própria vida e na vida de outros. Esforce-se em cada minuto de cada dia. A vida bem vale a pena.

Autor Desconhecido

O olhar dos outros

O que seria se o mundo inteiro soubesse seus segredos? Isso mudaria a forma como você vive sua vida, conduz seus negócios ou age, quando ninguém está olhando?

Você pode não ter que viver e trabalhar sob o olhar de outras pessoas, mas vale a pena agir como se estivesse.

Ser observado impõe disciplina. Se tivermos a certeza que ninguém vai saber, estamos mais propensos a pegar o atalho. Todavia, quando sabemos que alguém está observando, somos mais cuidadosos com o que fazemos. Isso é quase sempre bom.

Embora o mundo não esteja sempre nos observando, o fato é que tudo que você faz tem conseqüências, quer você esteja em público ou não. Se o que você faz hoje não pode ser feito sob o olhar de outrem, talvez não seja bom fazê-lo.

Viva como se o mundo estivesse observando você e desfrute as inúmeras recompensas que a disciplina e a integridade trarão.

Autor Desconhecido

Cobrança...

O mundo em que vivemos é uma máquina complexa, cheia de energias e de mistérios. 

Estas energias que nos envolvem criam parâmetros que nos confundem. Somos cobrados diariamente sobre atos e atitudes. Com isto, criamos dentro de nós uma cobrança constante, dividida entre o certo e o errado, entre o certo e o duvidoso, entre o que é bom e o que é ruim. 

Esta cobrança interna muitas vezes gera um estresse desnecessário.

Para aliviar as suas dores mentais, não seja tão exigente com você. Deixe que a vida lhe sorria e que lhe dê a energia necessária para construir aquilo que você mais quer: ser feliz.

A cobrança em demasia rouba-nos tempo precioso e desestabiliza nossa harmonia interna.

Autor Desconhecido

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Estamos com fome de amor

O que temos visto por ai ??? Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes.

Com suas danças e poses em closes ginecológicos, cada vez mais siliconadas, corpos esculpidos por cirurgias plasticas, como se fossem ao supermercado e pedissem o corte como se quer mas... chegam sozinhas e saem sozinhas...

Empresários, advogados, engenheiros, analistas, e outros mais que estudaram, estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos...

Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos "personal dancer", incrível.

E não é só sexo não! Se fosse, era resolvido fácil, alguém tem dúvida?

Sexo se encontra nos classificados, nas esquinas, em qualquer lugar, mas apenas sexo!

Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico na cama ... sexo de academia . . .

Fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçadinhos, sem se preocuparem com as posições cabalisticas...

Sabe essas coisas simples, que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.

Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção...

Tornamo-nos máquinas, e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir", só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós...

Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada nos sites de relacionamentos "ORKUT", "PAR-PERFEITO" e tantos outros, veja o número de comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!" até a desesperançada "Nasci pra viver sozinho!"

Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários, em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis, se olharmos as fotos de antigamente, pode ter certeza de que não são as mesmas pessoas, mulheres lindas se plastificando, se mutilando em nome da tal "beleza"...

Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento, e percebemos a cada dia mulheres e homens com cara de bonecas, sem rugas, sorriso preso e cada vez mais sozinhos...

Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário...

Pra chegar a escrever essas bobagens (mais que verdadeiras) é preciso ter a coragem de encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa...

Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia isso é julgado como feio, démodê, brega, familias preconceituosas...

Alô gente!!! Felicidade, amor, todas essas emoções fazem-nos parecer ridículos, abobalhados...

Mas e daí? Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado...

"Pague mico", saia gritando e falando o que sente, demonstre amor...

Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais...

Perceba aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, ou talvez a pessoa que nada tem a ver com o que imaginou mas que pode ser a mulher da sua vida...

E, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois...

Quem disse que ser adulto é ser ranzinza ?

Um ditado tibetano diz: "Se um problema é grande demais, não pense nele... E, se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele?"

Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo, assistir desenho animado, rir de bobagens e ou ser um profissional de sucesso, que adora rir de si mesmo por ser estabanado...

O que realmente, não dá é para continuarmos achando que viver é out... ou in...

Que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo, que temos que querer a nossa mulher 24 horas, maquiada, e que ela tenha que ter o corpo das frutas tão em moda, na TV, e também na playboy e nos banheiros, eu duvido que nós homens queiramos uma mulher assim para viver ao nosso lado, para ser a mãe dos nossos filhos, gostamos sim de olhar, e imaginar a gostosa, mas é só isso, as mulheres inteligentes entendem e compreendem isso.

Queira do seu lado a mulher inteligente: "Vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois, ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida"...

Porque ter medo de dizer isso, porque ter medo de dizer: "amo você", "fica comigo", então não se importe com a opinião dos outros, seja feliz!

Antes ser idiota para as pessoas que infeliz para si mesmo!

Arnaldo Jabor

Re-sentimento

Sim, você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquela namorada, do professor, do seu marido, dos seus pais, dos seus filhos, dos vizinhos, do seu chefe, dos seus colegas, dos críticos, do cachorro... Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu. Mas sentir tais coisas só tem lógica se for naquele momento. Nunca mais.

Se você está, ainda hoje, sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então você está ressentido, ou ressentida, com ela. Veja com atenção o significado da palavra ressentimento: RE-SENTIMENTO. Sentir novamente.

Sentir infinitamente, para alguns. Qual a razão de usar sua mente para sentir novamente coisas ruins, fragilidades e decepções? Não me refiro a nenhum princípio religioso, espiritual ou moral, somente uma razão prática: sentir coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma função, exceto prender você ao passado e tornar você uma eterna vítima de alguém que nem mesmo está tentando prejudicar você mais. Ao guardar qualquer ressentimento você está se acorrentando a alguém que lhe fez mal, mesmo que essa pessoa não queira mais isso. Você está re-sentindo a dor que só existe em sua memória. Repita comigo: nunca mais.

A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada por seu ressentimento. Mas você será. Você desperdiçará momentos únicos das suas vinte e quatro horas para pegar o punhal que alguém usou contra você há semanas, meses, anos ou décadas atrás e, acredite ou não, você mesmo estará se apunhalando dia após dia, com seu re-sentimento. Nunca mais.

Se o problema tiver sido com um cliente, ficar ressentido não ajudará sua próxima venda. Se tiver sido com a ex-namorada, ficar ressentido não tornará você atraente para a próxima, e talvez definitiva. Se tiver sido com seu marido, ficar ressentida não ajudará comunicar-se e corrigir a situação. Se tiver sido com... qualquer pessoa, ficar ressentido não ajudará você. Pode até ajudar ela a se livrar de você. Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixe advogados cuidando disso e se concentre em sua vida e sua felicidade. Não caia na armadilha do ressentimento. Nunca mais.

Viva o momento que estiver vivendo. Há momentos de tristezas, decepções, erros, partidas, traições ou simplesmente azar. Chore, reclame, brigue e viva o momento que tiver que viver. Mas, quando o momento passar, viva o momento seguinte, sem ficar com os grilhões do passado prendendo sua existência até sua morte. Esqueça as coisas ruins do passado. Ele não existe mais. Nunca mais.

Isso inclui os ressentimentos contra aquela pessoa que você encontra no espelho. O que ela tiver feito de errado, ontem ou há 30 anos, deve ser deixado de lado. Não sinta ressentimento quanto aos erros dessa pessoa. Nunca mais.

E, se mesmo com toda a lógica do mundo, você ainda estiver "sentindo re-sentimento" e mágoa de alguém, lembre-se do que disse William Shakespeare: Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.

Autor desconhecido

A escolha óbvia

E se alguém que tivesse um poder sobrenatural lhe desse a escolha entre uma vida de sucesso econômico, boa saúde e realização profissional, e uma vida com doenças, pobreza e desespero? O que você escolheria? E se uma simples escolha, sem nenhum outro esforço de sua parte, fosse o suficiente para que você vivesse a vida que sempre desejou?

A verdade é que você tem escolha.

Pensar positivamente demanda o mesmo esforço que pensar negativamente. Seus pensamentos criam a realidade. Você pode escolher enxergar-se como alguém sem valor e ter pensamentos que o levarão a uma vida de desespero. Ou então, você pode reconhecer que é digno do melhor que a vida pode oferecer e encher sua mente com pensamentos positivos, que tornarão todo o seu potencial uma realidade.

Claro que a vida é dura. Cada dia é cheio de desafios. Se esses desafios irão derrotá-lo ou levá-lo à grandeza, é você quem decide.

Autor desconhecido

sábado, 15 de outubro de 2011

Obstáculos

Existem muitos obstáculos que estão bloqueando o meu caminho e eu nem mesmo estou tentando me desviar deles. Mas esses obstáculos não irão me fazer desistir dos meus objetivos, até mesmo por eu acredito que existe maneiras totalmente diferentes de vencê-los.


Às vezes fico tão obcecado com os detalhes da vida, que esqueço minhas próprias razões. Acabo me acostumando com hábitos e padrões, esquecendo que existem novas opções e possibilidades. Sei que o segredo para que as coisas aconteçam está em fazê-las com determinação e, portanto continuarei fazendo.

Agindo assim sei que conseguirei superar todos os obstáculos, inclusive aqueles que parecem ser intransponíveis. 

Não vou mais esperar as coisas melhorem. Vou agir agora, vou renovar minhas energias, vou mudar meus pensamentos, vou fazer acontecer.

Vou continuar a viver com intensidade, com otimismo, com prazer.

Itamar Guarim

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Viciado no trabalho

Muitos me consideram um viciado no trabalho, um profissional compulsivo, mas na verdade fui ensinado a trabalhar constantemente, com firmeza, com determinação, com responsabilidade, dando importância a cada dia, buscando sempre atingir minhas metas, meus objetivos.

Sei que cada dia é uma nova oportunidade de tornar minha vida no que eu realmente quero. Tudo é possível quando se trabalha para isso.

Tive inúmeras chances de crescer e cresci. Ainda hoje isso é verdade e, portanto entendo que devo fazer um pouco mais do que já fiz, fazer um pouco melhor, fazer com mais de eficiência e com mais determinação.

Aprendi que fazer tudo ao mesmo tempo nem sempre dá certo e, portanto o melhor é fazer um pouco a cada dia, continuadamente e o principal, com persistência.

Também é verdade que todos, a cada dia, podem fazer um pouco mais, aprender mais e crescer mais. Sei também que com o esforço e a união de todos, grandes realizações são obtidas. Mas os objetivos, as metas, os sonhos são meus e não de todos... sendo assim nem sempre é possível concretizar.

Sendo assim então existem coisas que eu quero mudar e acredito que hoje é o dia de começar a praticar tais mudanças. Preciso conquistar novos objetivos, fazer tudo acontecer novamente, alcançar outros objetivos, idealizar novos sonhos, buscar novas conquistas.

Itamar Guarim

domingo, 9 de outubro de 2011

Aprendendo e aperfeiçoando



Sei que minha vida irá melhorar muito quando deixar as coisas fluírem naturalmente, deixar acontecer. Também sei que nenhuma situação poderá me derrotar quando agir com determinação.

Quando do inicio de minha carreira profissional, me ensinaram que em tudo é necessário respeito, humildade e determinação. Que sempre iria existir uma razão para as coisas que queremos. Quando queremos ou desejamos coisas é porque estamos preparados para conquistá-las.

Mas no meu dia a dia tenho que tomar muitas decisões. Diariamente, diante das mais diversas situações, sou obrigado a tomar decisões. Essas decisões têm transformado minha vida. Ultimamente, observo que muitas das minhas decisões estabelecem conflitos, resistência, desconforto e contrariedade.  Pensando com mais serenidade e neutralidade, apreendi que tenho que decidir (certo ou errado, com ou sem conhecimento) é o momento da ação e, portanto tenho que estar ciente da minha verdadeira obrigação, missão... tenho que apenas pensar no rumo que as coisas terão que percorrer e em beneficio do todo.

Muitas vezes tem me faltado tranquilidade, e por mais que eu me esforce observo que o ambiente não me é favorável. Impede que eu pratique um exercício mental (como nos ensinamentos do Yoga). Sei que minha mente deve estar (sempre) livre quando dos momentos de decisão, possibilitando agir com consciência e conduzindo os negócios de forma a obter os resultados desejados.

As coisas que acontecem deveriam ter uma importância menor (até mesmos diante daquilo que eu posso fazer). Sei que nenhuma situação pode me derrotar em quanto eu estiver vivendo com determinação (sempre foi assim). Não pretendo e nem quero ser autoritário, quero apenas ser responsável por minhas ações e minhas palavras.

Não me falta foco, comprometimento, responsabilidade, atitudes e nem mesmo senso de direção, sei que é momento de deixar as coisas acontecerem e certamente à vida também acontecerá para mim. O que eu não quero é realizar sonhos de outros, quero apenas realizar os meus próprios.

Compreendi e aprendi que a verdadeira felicidade e realização requerem que eu tenha coragem de ser eu mesmo e existe uma razão para isso - É porque estou preparado para alcançá-las. Vou perseguir o que realmente desejo dessa vida (contrariando ou não, pessoas e interesses), quero criar novos valores e colaborar para o todo.

Itamar Guarim