segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Qualidade e a essência na vida

Durante minha pratica de Yoga me foi dito que a qualidade e a essência na vida são determinadas por onde concentrarmos a nossa energia e atenção.

Sendo assim, vou dirigir minha energia e atenção para o lado abundante da vida.

Desde minha adolescência minha vida tem sido um eterno recomeço. Recomeço na família, recomeço nas amizades, recomeço na profissão, recomeço no trabalho, recomeço no amor.....

Minha sorte, é que apesar de tudo, tive amigos (alguns da família) maravilhosos que me apoiaram e olhando para trás vejo que tudo que fiz foi válido, independente do acerto ou do erro, da vitória ou da derrota, da felicidade ou da tristeza. O importante é que tive oportunidades e aproveitei com o conhecimento que dispunha e não sei bem dizer se era muito ou pouco, sei apenas que realizei e que nunca desisti. Sempre fui capaz de fazer um esforço a mais.

Dizem que Deus sempre nos carrega nos braços quando não podemos caminhar com nossas próprias pernas. Por isso, posso dizer que Deus ainda me mantém de pé e com pernas firmes. 

Então quero esperar pelo melhor. Pensando assim farei (com certeza) com que o melhor aconteça (vários aconteceram e eu nem percebi). Não quero mais esperar pelo grande dia de minha vida, quero apenas aprender, a tirar proveito das conquistas triviais assim como no livro “daytripper” escrito e desenhado pelos gêmeos Fabio Moon e Gabriel Bá, cada capítulo mostra um dia na vida de Brás de Oliva Domingos. Alguns decisivos, outros triviais ......  A cada idade, somos um, e o que seremos no futuro será determinado tanto pelo acaso quanto por nossa perseverança. O sentido da história...... quem, quando e onde é você? Quem, quando e onde foi você? E, a mais importante, porque temos o poder de mudar: quem, quando e onde será você?

Itamar Guarim

terça-feira, 8 de novembro de 2011

No meu silêncio...

Andei sumido nos últimos dias.... Me enclausurei, fiquei comigo mesmo, fiquei em silêncio. Estava tentando entender e absorver os últimos acontecimentos. Estagnei por algum tempo, fiquei observando algumas “pessoas” com as quais mantinha um bom relacionamento.
Durante minha observação pude notar melhor as atitudes e posturas dessas pessoas e a partir de então fui aos poucos me desencantando delas. Estou certo que tudo isso é um processo de aprendizado, de evolução, de superação. É verdade também que mudei o comportamento no meu dia a dia, me mantive mais calado, isolado..... Acredito que em alguns momentos de nossa vida é necessário manter o silêncio.
No meu silêncio aprendi a aceitar (mesmo não entendendo) as atitudes e posturas de determinadas pessoas. Aprendi também que não devo mais desperdiçar minhas palavras com quem não merece recebê-las. Durante o meu silêncio a vida começou a ficar mais nítida. Compreendi também que é necessário muito mais humildade e paciência.....
Mesmo em silêncio minha mente processou grande volume de pensamentos, de planos, de idéias......  E esse conjunto (pensamentos, planos e idéias) me faz acreditar que sempre será possível novas perspectivas durante toda a minha vida.
O desencanto com algumas  pessoas, atitudes e situações  me tornam mais pragmático e otimista.  
Itamar Guarim